Porto Murtinho em Festa


Cidade comemora 99 anos de fundação no dia 13 de junho; Programação cultural e homenagens marcam a festividade

Foto: Divulgação

Cidade é reconhecida pelo incentivo à cultura; o 'Festival Internacional de Porto Murtinho', por exemplo, é realizado anualmente

Porto Murtinho está em festa. Localizada a 473 km a sudoeste de Campo Grande, a cidade completa 99 anos de história nesta segunda-feira, 13 de junho. Em comemoração a data, homenagens, apresentações culturais e lançamento de projetos foram organizados pela prefeitura. A programação será realizada durante todo o mês de junho. Situada às margens do Rio Paraguai, Porto Murtinho deve o seu desenvolvimento econômico e populacional, as facilidades na importação e exportação de produtos, além da instalação da Companhia Mate Laranjeira na região.

De acordo com a historiadora e doutora em história, Alisolete Weingartner, a região, que hoje está a cidade, foi povoada primeiramente para evitar o avanço do Paraguai em território brasileiro. “A exportação e importação da erva mate na região sul de Mato Grosso do Sul foi motivo de litígio entre Brasil e Paraguai. Para ocupar essa região e evitar o avanço paraguaio após a Guerra do Paraguai (1864-1870), Joaquim Murtinho sancionou uma lei, em 1892, que permitia a exploração da erva mate na cidade”, afirma Alisolete.

Dessa forma, a exploração da erva mate, pela Companhia Mate Laranjeira e a criação de gado foram os grandes propulsores da economia da região. “A erva mate, aliada a criação de gado, porque o gado ali era nativo, já tinha sido trazido pelos espanhóis durante a colonização nos séculos anteriores. O crescimento de Porto Murtinho atraiu a instalação de empresas exportadoras de erva mate, gado, peles, madeira e importadoras, de sal, ferramenta e até produtos finos, como jóias e sedas”, enumera.

Em 31 de agosto de 1907, a resolução 477 autorizava o governo estadual a desapropriar as terras. “Na época, Porto Murtinho era uma fazenda. Foi só em 1907, que cerca de 3.600 hectares deram origem a vila, que já eram ocupadas por comerciantes, residências, depósitos da erva mate e até um cinema”, indica a historiadora. No dia 2 abril, a vila foi elevada a categoria de cidade e só no dia 13 de junho de 1912 foi instaurada a decisão.

Comemoração alusiva ao aniversário de 99 anos segue durante todo o mês

Atualmente, a cidade tem 15.300 mil habitantes. Segundo o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, as homenagens por conta do aniversário de 99 anos começaram no início do mês de junho. “Formaturas, apresentações culturais e lançamentos de projetos, como o Pró-local do Sebrae foram realizados. Hoje, teremos a solenidade de homenagens a pessoas ilustres e importantes para a cidade”, aponta o prefeito.

A Banda Municipal e o Coral das Meninas Cantoras de Porto Murtinho, se apresentam durante as festividades. Para o prefeito, os projetos culturais são uma vitória para a cidade. “Acredito que o grande destaque desses últimos anos foi a ascensão e a valorização cultural. Cerca de dois mil jovens participam dos projetos, como a banda, o coral e o desafio entre o Touro Candil e o Touro Bandido”, ressalta.

Uma das homenageadashoje, às 18h, será a poetisa Delasnieve Daspet. Natural de Porto Murtinho, Delasnieve concorreu à vaga da cadeira 31 de ABL (Academia Brasileira de Letras) recentemente. Já no dia 13, o governador André Puccinelli receberá o título de cidadão Murtinhense, às 11h, durante um almoço com música ao vivo. O Show Baile em comemoração será às 21h, na Praça de Eventos José Barbosa de Souza Coelho.

Integra também a programação, o “7º Porto Murtinho OnlyHarley e Convidados”. “São eventos importantes para a cidade. Assim como o Festival de Porto Murtinho e a Festa do Peixe”, frisa. Para Aisolete, o processo de integração entre Brasil e Paraguai determinou a diversidade na cultura do município. “A influência paraguaia é muito importante em Porto Murtinho. Entre os eventos, eu destaco o festival do peixe, que é bem eclético, tem a pescaria e as apresentações culturais também”, acredita.

SERVIÇO – Mais informações sobre a cidade www.portomurtinho.ms.gov.br

 

Publicado em 09/06/2011
www.oestadoms.com.br
Autora: Naiane Mesquita

Matérias relacionadas:

Deixar um comentário